FORMAÇÕES

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FAMíLIAS SUBSTANTIVAS


A falta de essencialização tem superficializado a vida a dois. E a superficialização enfraquece o substantivo, que passa a precisar cada dia de mais adjetivação para dizer a que veio. Palavra que precisa de muitos adjetivos para ser compreendida pode ser densa, mas nem sempre chega ao destino… É seta sem direção. A palavra “Deus”, por exemplo, é densa, não precisa de adjetivos; acabam redundantes. Mas há que se saber de que deus estamos falando. O deus demiurgo e pragmático que imaginamos ou o Deus com d maiúsculo, o único, que os povos buscam há séculos?
Na mesma esteira, a palavra “pessoa” anda perdendo sua força numa sociedade que mais achata e massifica do que desenvolve personalidades. A verdade é que a palavra “família” tem se tornado um substantivo cada dia mais carente de substância e de substrato. Não admira que ande adjetivada a esmo com acréscimos que nada lhe acrescentam.
Encurralada pelo governo que cobra quase 40% de impostos, pelos bancos que inventam taxas absurdas, pelos bandidos que seqüestram invadem, assaltam roubam e matam e, por cuja causa a família precisa levantar muros altos, implantar cacos de vidro, cercas elétricas, alarmes e arame farpado, portões eletrônicos e guardas em guaritas…
perplexa com a invasão da Internet e da mídia em geral que nada mais respeita; de igrejas novas em busca de adeptos e conversões, com medo da violência internacional e nacional, inseguras quanto aos seus doentes e velhinhos num sistema sucateado de saúde; insatisfeita com a escola mal assistida e professores mal pagos; amedrontada com o crescente poder dos traficantes e o avanço das drogas que leva seus filhos ainda adolescentes para o crime…
assustada com os costumes ousados da juventude e da adolescência e, apesar da informação, da camisinha e da pílula, com o aumento do número de mães adolescentes…
inquieta com o aumento assustador de divórcios no país e com o aumento da taxa de abortos e crimes contra a pessoa e contra o patrimônio…
assustada com a perda de privacidade e a ousadia e nas canções, nas bancas e com o nu e do erótico nas ruas e na televisão, a família pede socorrro.
Quem poderá socorrê-la senão ela mesma, os educadores e os grupos de família que se unem para enchê-la de conceitos e motivações? Quem poderá ajudá-la a situar-se enfrentar uma sociedade que não a respeita e que vê seus membros como clientes, consumidores e número?
No caso dos católicos e evangélicos, suas igrejas têm uma catequese familiar que oferece respostas. Mas, para isso, os crentes destas igrejas precisam conhecer a realidade das famílias com quem vivem e convivem. E, para conhecê-la, além de orar, precisam ver, ler e estudar. A família, hoje, depende da catequese para saber o que fazer num mundo que lhe tira a autoridade, a unidade e a liberdade. Saiba e lute por estes valores! Torne-se um defensor de pais e filhos! Repercuta!
Pe. Zezinho, SCJ.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Festa de São Sebastião 2012, traz “Feirinha de São Sebastião”


A comissão organizadora da Festa de São Sebastião 2012, estiveram ontem (9) reunidos no auditório da ATOS, localizada de frente a Paróquia. Vários pontos foram discutidos como:
·         O folder da festa;
·         A logomarca a ser utilizada;
·         O Bingo;
·         O jantar dos caraubenses ausentes;
·         A cavalgada de São Sebastião;
·         O Martir Fest;
·         Outros assuntos.
Alguns pontos já podemos trazer como definição. O tradicional Bingo será transferido do dia 15 para o dia 14, pois no dia 15  teremos uma grande festa no Balneário Olho D’Água do Milho (com uma grande atração), começando pela tarde, e desta forma poderia atrapalhar o Bingo.
Foi resolvida por falta de coordenação a não realização do Martir Fest, que teve a sua primeira edição no ano passado.
Esteve presente na reunião, o Secretário de Educação, Assis Batista, onde trouxe uma proposta do coordenador da SENEL, conhecido por Lúcio da SENEL, que também é católico praticante, propôs introduzir na festa uma feirinha nos moldes que acontece nas festas de padroeiros nas cidades de Caicó e Currais Novos, organizado pelo mesmo. A feirinha funcionará da seguinte forma: Serão montadas muitas barracas, onde serão vendidos muitas comidas típicas da região, teremos apresentação de muito forró pé de serra, a Barraca de São Sebastião, vendendo seus produtos e toda família caraubense, irá participar, em um domingo (15/1/2012), desta bonita feira que começará às 8h se estendendo até às 13h ou 14h.
Hoje (10) estaremos entrevistando, na Rádio Centenário AM, no programa “O Fato em Debate”, o secretário de educação Assis Batista, o presidente da festa Robson Luís, onde irão mostrar a população como será esta Feirinha. Com a realização da mesma, não teremos assim o jantar dos filhos ausentes.
Estamos responsáveis pela coordenação da Equipe de Divulgação e Marketing, e convocamos a todos os blogs participantes e toda imprensa local e parceiros de outras cidades, para divulgarmos a nossa festa, como:
Blogs
·         Sociedade Ativa;
·         Caraubas Hotnews;
·         Icem Caraúbas;
·         Nos Bastidores do Rádio;
·         Mariana.com;
·         Santana Notícias;
·         João Marcolino;
·         Francileno Góis.
Colunistas/Jornais
·         Tica Soares (Gazeta do Oeste);
·         Wandilson Ramalho (De Fato);
·         Apolion Rodrigues (O Mossoroense);
·         Chico Costa (Correio da Tarde).
Rádios
·         Centenário AM de Caraúbas;
·         Liderança FM de Caraúbas;
·         Rádio Vida de Martins;
·         Comunitária FM de Janduís.