FORMAÇÕES

domingo, 1 de julho de 2012

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO



Neste domingo, dia 1º de julho, celebramos a solenidade das duas grandes colunas da Igreja, Pedro e Paulo. Quando falamos de Pedro, lembramo-nos de instituição, poder das chaves, hierarquia, serviço ministerial. Fez parte do grupo dos doze. Foi uma testemunha ocular da vida de Cristo, que lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Quando falamos de Paulo, lembramo-nos do carisma, da evangelização, da pregação. Pregou o Evangelho de Nosso Senhor depois de sua conversão, que se deu a caminho de Damasco.
Pedro e Paulo são dois nomes que, ao longo dos séculos, personificaram a Igreja inteira em sua ininterrupta, rica e inolvidável Tradição.

O relato do Evangelho deste domingo compõe-se de duas partes: o ato de fé de Pedro, porta-voz dos doze, sobre o messianismo de Jesus e, junto a esta profissão de fé, fica inserida a promessa do primado que Jesus faz a Pedro. As palavras de Pedro são resposta à pergunta de Jesus sobre quem eles pensavam que Ele fosse. Antes, os discípulos julgavam que Jesus fosse um messias conquistador e guerreiro que, finalmente, devolveria o poder a Israel, expulsando os romanos e depois dominando o mundo. Jesus desfez toda essa ilusão. Seu reino não se distinguiria pelo poder das armas, mas, pelo serviço generoso, despretensioso e amoroso aos irmãos. Na segunda parte, esse ensinamento de Jesus é confirmado. A fé de Pedro constitui o fundamento sólido da Igreja de Cristo e capaz de dominar as forças contrárias do mal.

Para reconstruir a unidade, não devemos buscar que os outros se convertam para nós, ou nós para eles. Cada um de nós deve se converter para Cristo e para sua palavra, seguindo o exemplo de São Paulo e de São Pedro. Que nesta solenidade, cara e querida a todos os católicos, nos unamos numa única prece pela vida e pelo ministério do Papa Bento XVI, que tantos benefícios tem feito em favor da Igreja de Cristo pela sua palavra e pelo seu exemplo!

FONTE: catequisar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário