FORMAÇÕES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PENSAR A BIBLIA QUE LEMOS



A Bíblia conta histórias que, se não soubermos ler ou interpretar, acabam se tornando histórias da carochinha. Se as tomarmos ao pé da letra e não entendermos o sentido de cada uma delas, acabaremos lendo errado. Assim são as histórias de três mulheres estéreis, Sara, Ana e Isabel. São contadas para dizer que Deus é o autor da vida e que Ele vai além da natureza. Ensinam que quando ninguém mais espera um filho, Deus o dá. Mais do que riquezas, para um casal que sonha se perpetuar, o filho era o bem mais precioso daqueles tempos. Continua sendo,
Deus dava o bem mais precioso e era preciso confiar, porque Ele era visto como o dono da vida. Hoje milhões de casais não pensam dessa forma. Não oram, não agradecem e se for bom querem o filho concebido, se ele atrapalhar, recorrem ao aborto. Deus não manda mais em milhões de cabeças e milhões de úteros. E a religião não tem mais força entre quatro paredes. Namorados e adolescentes se dão os corpos e, se conceberem decidem o que fazer. A vida não é mais sagrada. Na Bíblia, há os dois contrastes: assumia-se a vida do lado de cá e matava-se a do lado de lá porque a vida do inimigo não era sagrada. Cobras, escorpiões e inimigos mata-se…
A história de Sodoma e Gomorra é a história da depravação do sexo.Era também contada com história da Tribo de Benjamim. Mais de uma vez foi para dizer que Deus é o dono do sexo e da dignidade. Quando homens e mulheres se tornam escravos do prazer e buscam o sexo a qualquer preço , quando homem deriva prazer de um corpo igual ao seu; quando mulher vai com mulher, e quando não há segurança para os pais criarem as filhas e as crianças, a Bíblia avisa que haverá conseqüências.
Naquele tempo acreditava-se em alguém acima do casal. Deus controlava aquela sociedade. Até o rei era chamado às falas. Família e tribo e fé pesavam. Hoje às vezes, nenhuma das três. Segundo a Bíblia, tudo que foge dessa noção de família, sexo, filhos, acaba mal.
Quando , pois, se contava a história de Sara e de seu sonhado e esperado filho Isaac ; de Agar e de seu filho Ismael, o objetivo da história era mostrar que quando patroa e escrava e quando famílias não se entendem os conflitos atravessam séculos. A briga de dois casais pode se estender por gerações. Assim também é a história do filho predileto e do filho secundário. Assim, a história de José e de seus irmãos. Também é pedagógica a briga de Jacó e Esaú. A mãe com seu filho predileto e o pai com seu filho especial, acabou em grave conflito.
Como nas mitologias, na Bíblia, histórias após histórias, aprendemos que sem diálogo o que se colhe é o preconceito, o ódio e a violência. Naquele tempo nem sempre quem ouvia a história entendia seu objetivo, como hoje os que as lêem e ouvem nem sempre entendem o que elas dizem. Uma coisa é ouvir a Bíblia, ler, decorar e recitar os trechos que mais nos interessam , e outra coisa é entender aonde ela quer chegar. Não se consegue isso sem estudo, estudo cansativo.
Tomemos cuidado para não seguir a cabeça de só um pregador. Ele não é a Bíblia e não sabe tudo sobre ela e menos ainda sobre a vontade de Deus para uma comunidade. Nunca saberá. Os que seguem apenas um explicador de Bíblia correm o risco de aprenderem tudo do jeito dele, mas não do jeito do céu. Por isso os cristãos estudem, leiam e escutem mais opiniões. Por isso existe uma sabedoria chamada exegese, a ser feita por muitos estudiosos e não apenas por um líder e fundador de alguma coisa. Ele pode ser ótimo, mas não sabe tudo. Cuidado com o seu pregador preferido, ele pode não ser o mais instruído. Ouça outros que talvez sejam menos carismático e menos doces e queridos, mas que sabem muito mais. Podem não cantar nem falar bonito, mas sabem mais História e Teologia.
É o que tenho dito a quem diz que ama minhas canções e meus escritos. Apresso-me a indicar autores mais profundos que eu. E não é humildade: é realismo. Se quiserem me aplaudir por alguma show ou canção, agradeço, mas não deixem de ler os livros do Papa e de excelentes pensadores católicos. É assim que se faz uma igreja pensante!
 
Pe. Zezinho, SCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário